A incrível estrada SOLAR da china

Em 2018, a china inaugurou a primeira estrada solar do mundo! Localizada na cidade de Jinan, capital da província de Shandong, o trecho possui 5.875 metros quadrados e tem capacidade de gerar mais de 1 milhão Kwh por ano.

Estrada solar na china

Esse experimento é só mais um sinal do grande desejo da China de inovar e dominar o mercado de energia renovável, que cada vez mais se tornar muito lucrativo e estrategicamente importante. O país já é responsável pela produção de 3/4 dos painéis solares que são vendidos internacionalmente e a sua indústria de fabricação de turbinas eólicas também está entre as maiores do mundo.

Há uma grande vantagem na produção de estradas solares, com painéis modificados instalados em vez de asfalto puro, visto que a geração de eletricidade através de rodovias e ruas, em vez de em campos e desertos, poderia economizar muito na transmissão da energia gerada. Como as estradas percorrem os períodos urbanos das cidades, a eletricidade pode ser utilizada praticamente no mesmo local ou muito próximo do local onde ela é gerada. Dessa forma, pouca ou nenhuma energia será perdida na transmissão, como acontece nos projetos em locais remotos.

Por exemplo, a energia gerada poderá ser utilizada para manter o funcionamento das câmeras de segurança da estrada, do sistema de iluminação pública e para o aquecimento da estrada a fim de derreter a neve nos períodos de inverno.

Outra ideia ambiciosa que a China pretende implementar é que as estradas solares consigam recarregar os carros elétricos enquanto estes percorrem por ela, isso mesmo, você não precisará parar o seu carro elétrico para recarregá-lo, somente precisará percorrer a pista.

Bom, os resultados desse experimento incrível virá em alguns poucos anos, resta-nos esperar a avaliação da viabilidade desse tipo de construção, se o custo-benefício vale realmente a pena ou não.

Fonte: NyTimes, AmbientalWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *